Dor Orofacial e DTM
Section Heading

A Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular (DTM) é a especialidade que procura alavancar e estimular conhecimentos que melhor auxiliem no correto diagnóstico e respetivo tratamento de patologias orais.
O que é a DTM?
A Articulação Temporomandibular corresponde à estrutura que liga a mandíbula (queixo) ao crânio (têmpora) e recebe o nome de Articulação Temporomandibular. Essa articulação é formada por diversas estruturas como tecidos ósseos, disco articular, músculos, ligamentos, cápsula articular, entre outras estruturas, apresentando um denso suprimento sanguíneo e nervoso. Além disso, é uma articulação bilateral que funciona como uma unidade única, ou seja, a articulação direita não pode mover-se independentemente da esquerda, e vice-versa.
Quando essa articulação não funciona corretamente, pode limitar a abertura da boca e são produzidos estalidos (cliques) e crepitações (barulho como se existisse areia nos ouvidos), associados normalmente a dor.
O equilíbrio destas estruturas pode ser estabelecidos através de diversas técnicas, desde Fisioterapia, Psicoterapia, Equilíbrio Oclusal, Goteiras Oclusais e Artrocentese.